Zine Royale


Gazy Andraus
julho 23, 2010, 8:16 pm
Filed under: Novidades

Dando continuidade ao texto de Gazy Andraus, sobre a HQ  “A vida em um corazón!”

A primeira parte pode ser lida clicando aqui.

Ao fim, o Dragão que desenhei arranca seu próprio coração no ar (com suas pernas) e o entrega ao “mundo” numa alusão metafórica de que a vida só faz sentido quando o coração rege (regula) a inteligência e os movimentos de cada um de nós. Outro significado é que tal entrega simbolizada pelo doar do dragão esclarece que nunca haverá vida/paz/amor real enquanto não soubermos doar a nós mesmos num status de arte vital, realizando-nos como homens, mas também plenipotencialmente como almas: daí, na terceira página da minha HQ a alusão em “portunhol” à poesia musicada “Guantanamera”, “Yo soy um hombre sincero” de Jose Marti que imediatamente me veio à cabeça durante a elaboração dessa HQ fantástico-filosófica – e que fiz questão de mesclar palavras em português e espanhol, de propósito, conforme as intuí, respeitando meu processo criativo (portanto, não há enganos aos desavisados: eu escrevi “errado” em obediência ao meu processo criativo que sempre me norteou, o qual tenho confiado quase que cegamente, e que acaba impondo novos caminhos vanguardistas à Nona Arte e ao próprio processamento mental, pelo que tenho passado e estudado, inclusive na área da ciência cognitiva e neurociência!). O tracejar dos desenhos e hachuras também me vieram, muitas vezes, de forma “solta” e criativa, deslimitando-me mais ainda, como nas primeira e segunda páginas, em que esboço apenas o dragão, soltando as linhas com bastante densidade (especialmente na página 2). Depois inseri retículas no photoshop para dar um pouco de reforço às linhas expressivas.

O dragão, por fim, tem muitos simbolismos, conforme se vê no Dicionário de Símbolos de Herder Lexicon (LEXICON, São Paulo: Cultrix, 1994, p. 77) dependendo das diferenças culturais. Podem ser forças terríveis que devem ser dominadas, ou então, aparecer geralmente como um guardião de um tesouro (ou princesa raptada) nos contos de fada. Já na China e Japão é considerado uma entidade espiritual que traz sorte e relacionado à imortalidade. Como se vê, minha intuição aproximou-se mais dessa última significação, lembrando que meu estilo de arte fantástico-filosófico, tem por base o processo criativo similar à arte taoísta. Isso foca ainda mais o entendimento e razão de porque acabei criando uma HQ com essas premissas (intuitivas).

Enfim, o elaborar “riscado” na arte (incluindo texto) é também feito sob audição de músicas e absorto no momentum criativo!

Set/out/nov 2009

Gazy Andraus [1]

*Post Scriptum: descobri algo depois: ao virar a página 2 dessa HQ vi que a boca aberta do dragão fazia o formato de coração (vide imagem anexa)! Isso mostra que o nosso inconsciente trabalha de uma maneira muito mais complexa do que o consciente abarca. Eu não sabia que faria ele arrancar o seu próprio coração na elaboração da HQ, portanto, esse “coração” na boca veio antes (página 2 da história), e só depois criei na página 4 e 5  a idéia do coração! Comprova que nossa imaginação (hemisfério direito cerebral criativo) realmente é mais importante que o conhecimento (hemisfério esquerdo racional), conforme atestou Albert Einstein.

[1] Professor da UNIFIG, Pesquisador do Núcleo de Pesquisa de História em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP) e do INTERESPE. Doutor em Ciências da Comunicação da ECA-USP (melhor tese de 2006 pelo HQMIX em 2007), Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, e autor de histórias em quadrinhos autorais adultas, de temática fantástico-filosófica.
Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: